Papo com Especilista

com Débora Masson

Para discutirmos o tema acima precisamos esclarecer qual o papel do psicólogo e o que é saúde mental. A psicologia é o estudo do comportamento e das funções mentais do indivíduo, portanto, o psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.

Este profissional da área da saúde estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação com o indivíduo, auxiliando assim, a se compreender, o psicólogo é o mediador para que esse indivíduo passe por esse processo de autodescoberta.
A Saúde Mental, segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de bem-estar no qual o indivíduo exprime as suas capacidades, enfrenta os estressores normais da vida, trabalha produtivamente e de modo frutífero, e contribui para sua comunidade (WHO 2001).

Desta forma, para compreender melhor essa prática e o papel do psicólogo na sociedade, devemos quebrar o pensamento errôneo de que um indivíduo só deva procurar um psicólogo quando em estado dito de “loucura”, pois, o papel do psicólogo na sociedade é justamente o da promoção e prevenção da saúde mental.

Portando, cuidar do bem-estar emocional da saúde mental é tão importante como cuidar da saúde física, precisamos estar bem emocionalmente para assim, vivermos em harmonia conosco e com as pessoas em nossa volta.

Atualmente nos deparamos com diversos agentes estressores, que nos causam ansiedade, depressão, fobias entre outros e isto ocorre muitas vezes, pelo nosso modo de vida contemporâneo, por nosso contexto socioeconômico entre outros fatores, ocasionado assim, o aparecimento de doenças emocionais e distúrbios do comportamento. Sendo cada vez mais perceptível a necessidade de inserção do psicólogo na sociedade.

Não apenas nosso corpo precisa estar saudável, mas a mente também, somos uma máquina complexa e precisamos estar perfeitamente ajustados, essa máquina é composta por um conjunto: físico, mente, emoções e espírito, este conjunto, precisa estar alinhado. Quando esse conjunto está em equilíbrio temos uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, nos sentimos bem.

Para termos o equilíbrio ente nossas emoções e ações, precisamos cuidar da nossa saúde mental, pois um indivíduo adoecido emocionalmente não terá sempre atitudes saudáveis e vice-versa, pois existe uma correlação muito próxima do que sentimos e agimos. Nesse contexto, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha capacidade de executar suas habilidades tanto pessoais como profissionais em sua totalidade. Entender a real importância da estabilidade mental e sua intensa relação com o bem-estar é fundamental para esse processo.

Toda vez que passamos por um processo que desencadeia stress, que irá modificar nossa vida, levamos um tempo para nos recuperarmos e tomarmos uma atitude de enfrentamento perante a situação, como este indivíduo irá lidar com essa nova questão, é um grupo de comportamentos, conscientes ou não, que o indivíduo ira manifestar diante de uma situação que ele não deseja passar, ou que ele deseja mudar, assim ele necessita ressignificar as emoções referente aos estímulos que lhe causam esse stress.

Por isso, é de extrema importância promovermos essa discussão, para a prevenção e promoção da sua saúde mental, você não precisa passar pelo processo sozinho (a).

Conte conosco!