Epidermólise Bolhosa
A importância da Alimentação na Epidermólise Bolhosa
Epidermólise bolhosa (EB) é um conjunto de doenças, de caráter hereditário, caracterizadas por fragilidade cutânea que se traduz pela formação de bolhas na pele e/ou mucosas aos mínimos traumatismos. Dependendo do tipo do EB temos diferentes quadros clínicos cujos sintomas podem variar de leves a graves.
O acompanhamento nutricional é fundamental para auxiliar no crescimento das crianças e, tanto crianças quanto adultos que mantem alimentação adequada e bom estado nutricional apresentam melhor cicatrização das feridas e menor risco de infecção.
Os principais aspectos em relação a nutrição que devem ser observados em pacientes com EB são:
- Alguns pacientes apresentam redução da abertura bucal e estreitamento do esôfago, com dificuldade de deglutição e limitação na ingestão alimentar, necessitando alteração de consistência da dieta ou até suporte nutricional com uso de sondas ou ostomias. O importante é manter o aporte nutricional adequado e individualizado, dependendo de cada situação.
- Dependendo das lesões cutâneas e possíveis infecções a necessidade energética e proteica de pacientes com EB é grande e precisa ser adequadamente ofertada, evitando a desnutrição e a pior cicatrização.
- Pode haver perda de proteína, eletrólitos e ferro pelas lesões cutâneas, necessitando adequada reposição. A anemia ferropriva pode acontecer, especialmente quando há associação de perda de ferro com baixa ingestão oral.
- A constipação é comum nos portadores de EB, portanto a alimentação deve ser rica em fibras e líquidos, para facilitar a passagem das fezes sem causar bolhas e na mucosa anal e, consequentemente, supressão de evacuações devido à dor.
- Para melhorar a cicatrização a suplementação individual de alguns nutrientes pode ser benéfica como vitamina A, C e E, zinco, selênio e arginina.
Espero que você tenha gostado! É importante você saber. que a nutrição pode te ajudar de várias formas. Fique ligado, vamos falar de maneira aprofundada de cada uma dessas situações nos próximos meses!
Grande beijo!